Foi divulgado nessa semana os dados da Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A análise detalha os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME) no mês de outubro na cidade. O destaque do município pode ser citado no comércio, afinal o setor criou no mês 453 novas vagas.
O décimo mês de 2024 registrou 8.903 admissões e 7.771 demissões, gerando um saldo positivo de 1.132 novos empregos. No ano, foram criados 8.613 novos postos de trabalho, enquanto no acumulado de 12 meses, ou seja, de outubro de 2023 a outubro de 2024, Caxias criou 1.115 vagas. A coordenadora do Observatório do Trabalho da UCS, Lodonha Coimbra Soares, avalia o desempenho do comércio destacando as contratações temporárias.
Após o comércio, criaram mais vagas em outubro a agropecuária (367), a indústria (214), os serviços (72) e a construção (26). A economista analisa a totalidade do mercado de emprego caxiense que tem hoje um estoque de 171 mil empregos. Outro fator apontado por Lodonha corresponde a um processo de recuperação das enchentes.
Conforme a economista, as expectativas para os resultados do mercado formal de trabalho até o final do ano são positivas. As reposições de trabalhadores que já estão sendo feitas são fatores que representam otimismo.