Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Com novos redutores, projeto propõe barrar o uso de câmeras de videomonitoramento para aplicação de multas em Caxias do Sul

  • Keize Machado
  • 29/07/2025
Foto: Pietra Lima | Câmara Caxias

Após o anúncio feito nesta terça-feira (29) de que os 10 redutores de velocidade instalados nas avenidas Ruben Bento Alves e Bruno Segalla, em Caxias do Sul, entrarão em operação na próxima semana, além de outros 16 dispositivos instalados em diferentes pontos da cidade, com previsão de ativação em 10 de agosto, o vereador Hiago Morandi (PL) protocolou um projeto de lei que busca proibir o uso de câmeras de videomonitoramento para aplicação de multas de trânsito no município.

Segundo informações já divulgadas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), os novos controladores de velocidade estão integrados ao Centro Integrado de Operações (CIOp) e também têm a função de reforçar a segurança pública. Conforme informado pela Prefeitura,  o objetivo dos equipamentos é preservar vidas, e não arrecadar. No entanto, o projeto do vereador propõe que as câmeras instaladas em espaços públicos sejam utilizadas exclusivamente para ações de segurança. O texto argumenta que esses equipamentos têm papel essencial na prevenção da criminalidade e na resposta rápida por parte das forças de segurança, por meio do monitoramento em tempo real de diversas regiões da cidade.

Conforme a justificativa do projeto, há uma tendência crescente na utilização dessas câmeras para finalidades administrativas e arrecadatórias, como a fiscalização remota de infrações de trânsito. O vereador alega que essa mudança de finalidade desvirtua o propósito original do videomonitoramento e pode comprometer a eficácia do sistema.

A proposta prevê coibir exclusivamente o uso de câmaras para a finalidade de autuar, o que mantém válido autuações realizadas por radares e dispositivos de velocidade que são certificados pelo Inmetro, excluindo veto aos equipamentos tradicionais de fiscalização. O projeto deve seguir agora para análise das comissões da Câmara de Vereadores e, em seguida, deverá passar por debate e votação em plenário.

Procurada pela reportagem da Rádio Caxias, até o fechamento desta reportagem, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) não havia retornado para esclarecer a integração dos novos redutores de velocidade ao Centro Integrado de Operações (CIOp).

Tags:
  • CÂMERAS
  • caxias do sul
  • ciop
  • Hiago Morandi
  • multas
  • PROJETO
  • REDUTOR DE VELOCIDADE
  • videomonitoramento
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Notícias

Prova do concurso público da Codeca será aplicada em agosto, em Caxias do Sul

  • Redação
  • 29/07/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Geral
  • Notícias

Prefeitura segue com os trabalhos de limpeza da lagoa do Parque Oásis

  • Cristian Bergamin
  • 29/07/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Rio Grande do Sul se destaca com crescimento econômico e queda na criminalidade

  • 30/07/2025
ler post

Julho Amarelo:  mês voltado a prevenção de hepatites destaca urgência do diagnóstico precoce da doença

  • 30/07/2025
ler post

Brigada Militar prende homem por furto a estabelecimento comercial em Caxias do Sul

  • 30/07/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Caxias segue em busca de reforços visando sequência da série C
  • Rio Grande do Sul se destaca com crescimento econômico e queda na criminalidade
  • Julho Amarelo:  mês voltado a prevenção de hepatites destaca urgência do diagnóstico precoce da doença
  • Brigada Militar prende homem por furto a estabelecimento comercial em Caxias do Sul
  • Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas em Caxias do Sul
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

29/07/2025 - Atualizado em 29/07/2025 - 19:03

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar