O novo secretário foi empossado na última semana, em cumprimento ao prazo de afastamento de secretários e diretores previstos no calendário eleitoral. Wagner Petrini (PSB) deixa o secretariado a cargo de Volmir João Moschen. Frente a cinco programas de habitação em andamento, a pasta atualmente trabalha para evitar o déficit habitacional, além de promover a regularização fundiária no município.
Volmir João Moschen tem 55 anos, atuou por 30 anos na iniciativa privada, sendo 20 anos como gerente financeiro. Ingressou na carreira pública como assessor do Poder Legislativo durante dois anos. Anteriormente, estava inserido na pasta como diretor geral da Secretaria de Habitação.
Atualmente, o programa Habita Caxias é dividido em quatro eixos: A Casa é Sua, com financiamento do governo do estado, Minha Casa Minha Vida, com financiamento federal, Compra de Terrenos Urbanizados, com recursos do Fundo da Casa Popular (FunCap) da prefeitura, e o Kit Casa, também pelo Funcap da prefeitura, para atendimento emergencial.
De acordo com Moschen, a pasta segue em busca de avanços para a área habitacional. Segundo ele, por estar inserido com os novos programas existe facilidade em compreender o andamento dos processos, além de haver a busca para que o déficit seja superado.
No eixo A Casa é Sua 231 unidade habitacionais devem ser financiadas pelo governo estadual, que vai investir R$ 80 mil de cada unidade e o restante será contrapartida do município. No programa Minha Casa Minha Vida, são dois projetos contemplados no programa do governo federal, totalizando 440 unidades de apartamentos, nos loteamentos San Gennaro I e II, nas proximidades do bairro Reolon.
O terceiro eixo prevê a compra de cerca de 100 lotes urbanizados pela Prefeitura, com recursos do Funcap na Zona Norte e na Zona Sul de Caxias. Enquanto o Kits Casa, também é financiado pelo Funcap e deve adquirir 230 moradias em madeira voltadas aos atendimentos emergenciais de famílias.