A chegada de mais uma temporada de verão leva milhares de caxienses e moradores da região da Serra Gaúcha para o Litoral Norte gaúcho. Entre as praias, Arroio do Sal tem a preferência e o coração de muitos caxienses.
Em entrevista ao Jornal da Caxias, o prefeito da cidade, Luciano Pinto da Silva (Republicanos), abordou o recebimento dos veranistas entre o Natal e o mês de março. Ele garantiu que o município está de braços abertos e preparado para mais uma temporada.
De acordo com ele, Arroio do Sal tem uma população segundo o IBGE de 11 mil habitantes, mas chega a 120 mil durante o veraneio. Como os recursos oriundos do poder público são proporcionais ao número de habitantes, o chefe do Executivo relatou dificuldades para manter a estrutura. O cenário é extensivo as demais cidades litorâneas, já que uma parte da população gaúcha se muda para o litoral durante a estação mais quente do ano.
O prefeito relatou uma preparação em todas as áreas, desde o cercamento eletrônico na cidade até o aumento dos profissionais nos postos de saúde, limpeza das praias e ruas e acréscimo do número de caminhões para a coleta de lixo.
Recentemente o Município aprovou o Plano Diretor. Luciano apontou que o futuro Porto de Arroio do Sal terá ligação direta com a BR-101, sem a circulação de caminhões pela cidade. Ele projetou o início das obras para o próximo ano depois da liberação do Ibama. Além disso, defendeu a construção para o desenvolvimento de todo o Estado.
A movimentação de veículos da Serra Gaúcha em direção ao Litoral Norte começou a se intensificar desde o fim da última semana. A estimativa do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (3º BRBM) é de que cerca de 50 mil veículos circulem pela Rota do Sol em direção às praias gaúchas até o retorno do feriado de Natal.
