Sem dúvida, conhecer as cidades da Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e Aparados da Serra no inverno é uma experiência imperdível para os amantes da estação mais fria do ano. Isso porque, além de desfrutar de todo o charme da região, você pode se deliciar com a gastronomia local, conhecer a cultura e se divertir nos parques e passeios que os destinos oferecem. Devido a isso, o inverno é o período mais atraente para ter um gostinho do que nosso Estado pode oferecer.
O inverno acontece entre junho e setembro e, neste período, as temperaturas médias para 2024 estão com máximas em torno de 17°C e mínimas que podem chegar a -5ºC. Além disso, as baixas temperaturas e a oportunidade de ver neve fazem do destino a opção número um para a viagem de inverno de muitos turistas. Durante o período, as cidades ficam mais cheias e os passeios mais disputados. Por isso, é importante planejar a sua viagem com antecedência, garantindo a sua hospedagem e ingressos para os passeios desejados.
As cidades para conhecer são muitas, entre elas podemos destacar, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Tais municípios oferecem opções de lazer para os turistas, como passeios de ecoturismo ou opções mais tranquilas para aproveitar em família ou, até mesmo, em uma viagem romântica.
Turismo de inverno nas redes sociais
É inegável que as redes sociais influenciam nas tomadas de decisões dos consumidores e, em relação ao turismo, não poderia ser diferente. As pesquisas mostram que as palavras mais citadas quando o assunto é inverno são “Serra Gaúcha”, “Gramado”, “Canela”, “frio”, “vinho” e “fondue”.
Em entrevista à rádio Caxias, a Secretária de Turismo de São José dos Ausentes, Milena do Amaral, informou que o município já vem se preparando para a chegada de mais turistas a cada final de semana.
As fotos e publicações
A pesquisa em redes sociais aponta alguns assuntos que os usuários mais comentam quando falam sobre turismo de inverno na Serra Gaúcha: vontade de viajar e conhecer a região serrana do Rio Grande do Sul; viagem para comemorar datas importantes e feriados; e viver novas experiências.
Mesmo com as enchentes, pelo quarto ano consecutivo, o Estado viu um aumento na abertura de agências de viagem, pousadas e parques temáticos. Além disso, devido o frio intenso, o consumo de vinho também cresceu, conforme informado pela Sindivinho RS.