Agendado para ocorrer entre 14 e 16 de abril, em Foz do Iguaçu (PR), o 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) está sendo preparado. Neste ano, a temática central será “Biometano: bem feito, suficiente, bem distribuído”. O biometano, que terá atenção centralizada, é uma das fontes de energia 100% renovável e versátil.
Nesse sentido, o evento vai reunir diversos painéis que vão abordar questões como produção, políticas públicas, mercado de certificados, mobilidade com o biometano, investimentos na cadeia de produção, relação com o gás natural e oportunidades e desafios setoriais.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é uma das entidades organizadoras do Fórum que é itinerante entre os três estados do Sul do Brasil. A pesquisadora da UCS, Suelen Paesi destaca a importância de debates da modalidade para o município de Caxias do Sul. Segundo ela, o diálogo envolvendo o tema está diretamente envolvido com a economia.
Ela conta que o tema está diretamente ligado a região Sul do país, especialmente, pelo número elevado de agroindústria e consequente geração de resíduos. De acordo com Suelen, esses resíduos produzidos podem ser transformados em biometano.
O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano também está recebendo inscrições para o prêmio Melhores do Biogás até o dia 08 de fevereiro. Os reconhecimentos serão categorizados entre: profissional, organização, mobilidade com biometano, consumidor de biogás/biometano e plantas/unidades geradoras. O regulamento das indicações pode ser conferido no site biogasebiometano.com.br/melhores-do-biogas/.
