O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) necessita de doações de sangue. Segundo o último levantamento, os estoques mais críticos são de O-, doador universal, e O+, que chegou a atingir a marca de 15% do estoque ideal. Todavia, vale ressaltar que todas as doações são importantes.
Para doar sangue é necessário ficar atento a alguns requisitos: ter boa saúde, se alimentar bem e dormir pelo menos 6h na noite anterior, ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam de consentimento formal do responsável legal – pesar no mínimo 50 kg, e apresentar documento de identificação com foto na hora da doação.
Quanto a regularidade das doações, no caso das mulheres, é preciso respeitar o prazo de 90 dias, no máximo 3 vezes ao ano, enquanto homens podem doar a cada 60 dias, sendo permitidas até 4 doações ao ano. Segundo o diretor técnico do Hemocs, Roque Lorandi, os baixos níveis de sangue O+ são devidos a grande demanda por essa tipagem sanguínea.
Interessados em doar, podem comparecer espontaneamente ou agendar horário por meio dos telefones (54) 3290-4580 ou (54) 98418-8487. O Hemocs está localizado na Rua Ernesto Alves, n° 2.260, ao lado da UPA Central. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h15 às 16h45 (sem fechar ao meio-dia) e aos sábados das 8h às 12h.
O Hemocs atende hospitais SUS de 49 municípios da Serra, incluindo Caxias do Sul, o que representa cerca de 1,2 milhão de pessoas.