Atuante há 66 anos no município, a entidade atende pessoas com deficiência nas áreas da saúde, assistência social e educação de forma planejada, continuada e gratuita. Por meio da Apae, as famílias também recebem atendimento especializado com serviços psicológicos para que as mesmas possam desenvolver autonomia no cuidado e atenção ao familiar deficiente.
Entre os serviços prestados está o de proteção social especial de média complexidade, em três unidades referenciadas. Elas contam com equipes específicas e habilitadas com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e oficineiros, responsáveis por realizarem trabalhos voltados na promoção da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Na área da saúde, cerca de 130 pessoas são atendidas por fisioterapeutas especializados no tratamento de deficiências. Já na área da educação, a instituição possui a Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho, que atende aproximadamente 85 crianças e adolescentes.
Conforme a coordenadora administrativa da Apae, Elisabeth Leite Marin, a organização busca recursos para a manutenção do serviço, principalmente, o de fisioterapia, que é mantido pela comunidade. Ela salienta que a entidade recebe apoio por meio dos governos Federal, Estadual e Municipal, mas que nem sempre os recursos são suficientes diante da grande demanda.
A Apae Caxias já prepara os eventos deste ano, entre eles, a tradicional Feijoada. A população pode contribuir por meio da compra de ingressos. A comunidade também pode auxilia com a compra do calendário, por meio da Nota Fiscal Gaúcha, com a indicação da entidade APAE de Caxias do Sul, na área da assistência social, ou pela chave PIX [email protected].