Os jovens de Caxias do Sul, que tem entre 15 e 19 anos, poderão se vacinar contra o HPV até dezembro deste ano. O foco da campanha é para os moradores do município que nunca aplicaram o imunizante, visto que aqueles que já tomaram uma dose anteriormente já são considerados imunizados. Para aplicar a dose, o público-alvo pode ir a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBSs) e levar um documento de identidade.
A diretora das vigilâncias em saúde da Secretária Municipal da Saúde (SMS), Sandra Flávia Tonet, explica a importância da imunização e que a vacina contribui para uma proteção individual e coletiva.
Dos 11.949 jovens nessa faixa etária, aproximadamente 8.685 são meninos e 3.264 são meninas. Até o momento 345 adolescentes buscaram a aplicação da vacina, o que representa 180 meninos e 165 meninas. Um número que representa 3% do público alvo da campanha, que tinha como meta vacinar 90% dos jovens do município até o dia 31 de julho. As UBSs disponibilizam a vacina HPV quadrivalente (HPV4), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Após o término da campanha, a vacina estará disponível apenas para a faixa etária habitual do calendário vacinal do HPV: os jovens de 9 a 14 anos. Desta faixa etária, 62,83% das meninas e 52,75% dos meninos já estão vacinados no município.