A assistência aos animais resgatados nas enchentes foi formalizada neste sábado (18) pelo governo do Estado em parceria com a organização não governamental (ONG) Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD). Um termo de cooperação foi firmado no Hospital Veterinário da Ulbra, em Canoas, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, da secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, da presidente do GRAD, Carla Miranda, e do reitor da Ulbra, Thomas Heimann.
O documento prevê o trabalho conjunto de planejamento, gestão, monitoramento e execução das atividades desenvolvidas em resgates de animais e no acolhimento em abrigos nos municípios gaúchos. Também inclui a identificação e catalogação para localização de tutores ou o suporte nos procedimentos de adoção.
O governador agradeceu a todos que se envolveram nos resgates e no atendimento aos animais neste momento crítico. Leite disse que o bem estar dos animais também é uma preocupação. Logo após a cerimônia, Leite conheceu o cavalo Caramelo, que comoveu o país e foi reconhecido como símbolo da resiliência gaúcha ao resistir em cima de um telhado até ser resgatado. O animal foi acolhido no Hospital Veterinário da Ulbra, onde está se recuperando e ganhando peso.
A parceria para assistência aos animais foi conduzida pelo vice-governador Gabriel Souza, que é médico veterinário. A iniciativa foi articulada por meio do Gabinete de Crise. A Divisão de Políticas Públicas para Animais (Dippa) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e o GRAD estimam que o número de animais resgatados poderá chegar a cerca de 20 mil. Até o momento, a Defesa Civil estadual contabiliza mais de 12 mil salvamentos.