O município de Caxias do Sul adquiriu uma usina de asfalto, que começou a ser montada nesta quinta-feira (1). A estrutura foi uma medida emergencial adotada após um deslizamento de terra ocorrido em maio, que destruiu o pavilhão da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, na Vila Maestra.
Segundo a presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, a aquisição da usina foi uma alternativa para retomar a produção de asfalto, que ficou comprometida após o incidente. Desde o deslizamento, o município precisou recorrer a fornecedores privados para manter a continuidade das obras viárias. A presidente reforça que o novo equipamento trará um respiro aos cofres públicos.
Maria de Lurdes também mencionou que a Codeca está trabalhando para retomar a produção de asfalto ainda neste mês de agosto, o que deve garantir a normalização das obras de manutenção nas vias públicas.
O deslizamento ocorrido em maio provocou a morte do funcionário da Companhia, Luciano Henrique Santos Lacava, de 49 anos, que atuava na Codeca desde 2004. Outra pessoa que trabalhava no local também ficou ferida.