Em meio às constantes reclamações de ouvintes, quanto a buracos nas ruas da cidade, a Rádio Caxias decidiu ir atrás de respostas, solicitando esclarecimentos sobre o assunto a diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Maria de Lourdes Fagherazzi.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Caxias ela explicou os desafios enfrentados por equipes da Codeca, quanto a manutenção das vias do Município, principalmente, relacionados à instabilidade do tempo na região. E que, muitas vezes, exige um retrabalho dessas equipes, em áreas que já receberam, de forma preventiva, o recapeamento provisório, chamado de fresagem. Maria de Lourdes disse que, embora ninguém aprecie trafegar por vias esburacadas, é preciso entender as limitações técnicas e climáticas envolvidas. Segundo a dirigente da Codeca, o principal inimigo do asfalto é a umidade. Ou seja, em dias chuvosos ou úmidos não é possível realizar operações de remendo ou de tapa-buraco com a cobertura de asfalto.
Ainda conforme Maria de Lourdes, as temperaturas também desempenham um papel crucial; ela garante que abaixo de nove ou dez graus, a manutenção dez trechos torna-se inviável. Inclusive, a titular da Codeca lembra que, nos últimos meses, a região enfrentou episódios de chuvas intensas, o que não apenas criou buracos, mas também impediu a realização das devidas manutenções. Portanto, ela garante que não se trata de falta de vontade ou zelo da Companhia ou da prefeitura, mas sim uma questão de viabilidade técnica. Segundo Maria de Lourdes, diante dessas condições, a Codeca teria duas opções: deixar os buracos abertos ou aplicar um paliativo temporário, neste caso, o uso das sobras de fresagem para tapar os buracos, contudo, se chover novamente o material é levado embora. Maria de Lourdes salienta que compreende a insatisfação dos cidadãos, sobre a aparente ineficácia dos reparos, mas isso não procede.
Questionada quanto ao custo e a qualidade do material utilizado, ela lembrou que a qualidade do asfalto da Codeca é geralmente elogiada, mas houve problemas iniciais com lotes adquiridos de uma empresa terceirizada, que estão sendo resolvidos. E que a aprovação de um financiamento de R$ 40 milhões permitirá a repavimentação de diversas vias do Município. Além disso, ela disse que a responsabilidade pela pavimentação pode variar entre a prefeitura e concessionárias, dependendo da localização. A titular da Codeca, ainda garantiu que todos os buracos da cidade estão mapeados, e que os cidadãos podem relatar novos problemas a Administração Pública, seja pelo Alô Codeca ou pelo Alô Caxias.
Além disso, Maria de Lourdes disse que essa semana, com condições climáticas favoráveis, as equipes estão empenhadas em resolver todos os problemas. Permitindo que a cidade esteja em ordem, brevemente, com até 95% dos buracos tapados, se o clima ajudar, pois a situação demonstra o compromisso da Codeca com a manutenção viária. Além disso, a prefeitura está realizando operações de pavimentação e recapeamento em várias regiões, incluindo Desvio Risso, Santa Lúcia, Esplanada, Planalto, entre outras.