Duas rodas, pedal, algumas têm luzes, outras campainha, e tem aquelas ainda, com rodinhas. Você já entendeu do que eu estou falando. Todo mundo já teve uma quando criança, ou teve algum amigo, primo ou conhecido que se aventurou sobre duas rodas. Alguns crescem e continuam pedalando, só muda o tamanho e o design da magrelinha.
A bicicleta pode ter inúmeras utilidades. Tem gente que usa pra ir trabalhar ou levar o filho pra escola, tem quem pedale por hobby, afinal, é um ótimo exercício físico, quase uma terapia. Outros levam o negócio muito a sério como esporte, vira ocupação, um ganha pão. O que todos eles têm em comum? Enxergam na bicicleta, um estilo de vida.
Caxias do Sul não é uma exceção, está cheia de ciclistas, nem mesmo a grande quantidade de morros e ruas estreitas os assustam. A cidade tem muito a melhorar no ponto de vista de quem pedala por aí todos os dias. As ciclovias são quase inexistentes, são poucos espaços dedicados à ciclistas, para uma cidade do tamanho de Caxias. Essa é uma reivindicação antiga, que vai muito além de um grupo, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar. André Busnello Andreoli, presidente da Unicca, a União dos Ciclistas Caxienses, ressalta que a ciclovia é muito mais do que o lugar que o ciclista usa para fazer treino.
Com a recente aprovação do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana, o Planmob, que contempla a pauta das ciclovias nas áreas centrais, as coisas começaram a mudar. Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido no âmbito da mobilidade urbana em Caxias do Sul. Um projeto de ciclovia que já saiu do papel, mas está longe de ser concluído, é o do Desvio Rizzo. A Codeca, que assumiu a obra em julho, vai construir 6.240 metros quadrados de ciclovia em um dos maiores bairros da cidade. A contratação da Codeca ocorreu após a empresa que havia vencido a licitação do município, abandonar a obra alegando problemas financeiros. Este entrave deve atrasar consideravelmente o projeto, que teve a ordem de início de obra assinada em maio de 2023, e previsão de conclusão para o final deste ano.
Nesta semana, foi colocada uma camada de brita que cobre parte do traçado da futura ciclovia, no canteiro que separa as ruas Nilceu de Melo Catarina e Cristiano Ramos de Oliveira. Os trabalhos da Codeca nas últimas semanas, revelam um esboço do que será a futura ciclovia, dentro do projeto de revitalização de acesso a um dos bairros mais populosos de Caxias do Sul. É apenas um início, mas quem sabe, mais projetos como esse possam se tornar realidade em um futuro próximo. A demanda por mais segurança e uma ampla infraestrutura cicloviária existe, e vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, despertando a atenção do poder público, como coloca André.
Buscamos contato com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), para saber sobre as atualizações do Plano de Mobilidade Urbana, mas não obtivemos resposta. O secretário municipal do Esporte e Lazer (Smel), Gabriel Citton, também destaca a importância de expandir os trajetos de ciclovia, possibilitando melhores condições para a prática do esporte.
Você deve estar se perguntando, porque estamos falando desse assunto? Pois bem, para além de aproveitar o clima pós-Olimpíadas, que nos brindou com várias opções de esportes, inclusive, algumas modalidades do ciclismo, dia 19 de agosto é o dia nacional do ciclista. Com a proximidade da data, vamos falar um pouco mais sobre como o esporte é praticado em Caxias do Sul. Além da Unicca, a cidade conta com vários grupos de ciclistas, como o Pedal Livre Democrático, um grupo para todos os níveis de pedal, desde o iniciante, e grupos exclusivamente voltados para o público feminino, como o Gurias no Pedal e a Epika. Rocheli Müller, fundadora do Gurias no Pedal, conta como surgiu o grupo de ciclismo só para mulheres.
Outro grupo de pedal para mulheres é a Epika Ciclismo, fundada por Kátia Weber, que também tem uma escola de bicicleta, onde ensina pessoas de todas as idades a pedalar do zero. Kátia comenta sobre como se originou o projeto.
Em novembro, acontecerá a 5ª edição do Desafio Pedal Caxias, evento organizado pela União dos Ciclistas Caxienses em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. O desafio, que começou durante a pandemia num formato diferente do atual, quando não eram permitidas aglomerações, então eram listados diversos destinos no interior do município, onde o participante realizava o deslocamento, registrava a atividade e depois enviava para o restante do grupo. Desde a edição passada, que contou com mais de 350 ciclistas, o evento é realizado em um novo formato, com um trajeto específico comum, sempre explorando o interior da cidade, com a intenção de divulgar locais e paisagens para pedalar em Caxias do Sul.
Apesar da cidade respirar o esporte e possuir um público praticante crescente, ainda é preciso evoluir em alguns aspectos. Seja pela carência de apoio e incentivo público ou pela necessidade de uma melhor gestão e estrutura administrativa para centralizar os esforços em uma direção.
O ciclismo, além de ser um ótimo exercício físico, ajuda a controlar alguns transtornos como a ansiedade e o estresse do cotidiano, fazendo bem para o corpo e para a mente, melhorando a qualidade de vida. Sem falar na inclusão que o esporte promove, não fazendo distinção de idade ou gênero. Para quem tem vontade de voltar a pedalar ou até mesmo aprender, já que nunca é tarde para começar, lembre-se que o mais difícil é dar o primeiro passo, ou melhor, a primeira pedalada, depois é só aproveitar o impulso.
Para encerrar, eu deixo a resposta dos especialistas no assunto, Kátia, André e Rocheli, para a seguinte pergunta: qual é a importância da bike na sua vida, o que você sente quando sai pedalando por aí?
Se você ficou curioso e quer conferir um pouco mais do trabalho realizado pelos grupos de ciclismo em Caxias do Sul:
União dos Ciclistas Caxienses – @unicca.caxias
Gurias no Pedal – @guriasnopedal
Épika Ciclismo – @epikaciclismo