A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) emitiu nesta segunda-feira (25) uma nota oficial conjunta com 21 sindicatos patronais. O documento expressa a preocupação do setor, em relação à decisão do governo do estado do Rio Grande do Sul de revogar incentivos fiscais em diversos setores produtivos, que impactam na composição da cesta básica gaúcha.
As entidades também sugerem na nota que “o Executivo gaúcho explore alternativas viáveis para enfrentar os desafios estruturais de caixa do estado, sem prejudicar a população.”
A nota propõe que o Estado reduza o tamanho por meio de concessões e privatizações, cortes de gastos, ajustes na máquina pública, simplificação e digitalização dos processos administrativos. Outro ponto destacado pelo empresariado está a tributação de compras estrangeiras no valor de U$ 50, e a venda de bens e imóveis não essenciais às atividades do estado.
O documento finaliza dizendo para o governo do estado para “reconsiderar sua proposta, buscando soluções que garantam a equidade fiscal e o bem-estar de todos os gaúchos.”