A confirmação da visita do presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), a Caxias do Sul para participar da abertura da 35ª Festa Nacional da Uva, nesta quinta-feira (19), movimenta o setor vitivinícola. Durante a visita, será entregue um documento elaborado pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevits-RS) e pela indústria, por meio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), contendo as principais demandas do setor. A entrega ocorrerá em reunião prevista para o início da tarde, no Hotel Intercity, antes da abertura oficial do evento.
O coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Ricardo Pagno, entidade que também participa da elaboração do documento com o Consevits, detalha os principais apontamentos que compõem o material e que serão debatidos no encontro. Entre as reivindicações do setor estão a tributação, especialmente diante da reforma tributária e da possibilidade de o vinho ser incluído no chamado “imposto do pecado”; os elevados índices de contrabando e falsificação da bebida; as preocupações diante da assinatura do Acordo Brasil–União Europeia, considerando a possibilidade de os vinhos europeus chegarem ao Brasil em condições competitivas; e ainda o fato de o suco de uva ter ficado fora do acordo entre Mercosul e União Europeia.
Conforme o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ubiratã Rezler, a entidade tenta articular a vinda de Geraldo Alckmin para a tradicional Reunião-Almoço (RA), que contará com a presença do governador Eduardo Leite (PSD). No entanto, em razão de a agenda de Alckmin prever chegada ao município no período da tarde, a participação no evento não deverá ocorrer.
Desta forma, a entidade estará presente na reunião juntamente com o Consevits, quando deverá levar demandas, especialmente relacionadas à jornada de trabalho na escala 6×1, assunto que, segundo Rezler, preocupa os representantes da região e deverá ser levado ao debate com o representante federal. Além disso, temas de infraestrutura, como o projeto do Aeroporto de Vila Oliva, o Porto Meridional de Arroio do Sal e outras pautas regionais, deverão estar presentes no encontro.
Fazem parte do Consevits a Agavi, a Associação Comissão Interestadual da Uva, a Fecovinho, o SindivinhoRS e a Uvibra. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, estará como presidente em exercício devido ao cumprimento de agenda internacional por parte de Luiz Inácio Lula da Silva na Índia e na Coreia do Sul.
