A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), informa a situação atual dos distritos do município. As chuvas de maio causaram grandes danos e colapsos em estradas, pontilhões e estruturas de drenagem e o interior tem passado por processos de reconstrução.
As chuvas deste final de semana (15 e 16/06) causaram pontuais danos estruturais até o momento em estradas e estruturas de drenagem, com exceção de alguns pontos com formação de grandes poças de água em certas vias, sem, no entanto, interromper o fluxo de trânsito totalmente. Até o momento, no interior, a Estrada Claudino Antônio da Costa, que liga a Santa Lúcia do Piaí, e voltou a ser bloqueada.
Na área urbana, os locais com registros de alagamento neste domingo são de conhecimento da SMOSP. Muitas redes de drenagem foram danificadas no período da calamidade e as equipes da Secretaria não conseguiram consertar todas os pontos atingidos. Segundo o secretário Norberto Soletti, nesta segunda-feira se fará novo levantamento dos estragos causados pela força das águas.
Situação dos Arroios e Córregos: (informações e fotos repassadas pelos subprefeitos)
Vila Cristina: Os arroios Belo e Pinhal estão no limite de suas capacidades. O Pinhal, especialmente, está no limite de vazão na ponte da rua da Cidadania, ao lado da Subprefeitura.
Rio Piaí: O rio está transbordando sobre as pontes da Estrada Municipal 214, entre Barros Pimentel e Santa Isabel. A ponte, recém-consertada pela SMOSP e Subprefeitura, voltou a ficar submersa.
Estrada do Imigrante: A ponte que corta o Arroio Belo está submersa devido ao transbordamento da água na altura de Vila Cristina.
Vila Oliva: O arroio Monjolo está no limite de sua vazão. Equipes da Subprefeitura de Vila Oliva haviam recentemente recuperado um pontilhão na rua Cristovam. A água chegou a subir na altura de portas, não há relatos de alagamentos até o momento no distrito.
Fazenda Souza: Há cheias em diversos arroios com registros de 160mm de chuva até o meio-dia de domingo.
Criúva: Estrada Municipal José Pante, para Mulada está bloqueada. A água está passando por cima da ponte. Igualmente bloqueada a estrada para São Marcos, água passando por cima da ponte. Nível das chuvas já ultrapassou os 180mm no distrito.
Vila Seca: Os arroios estão na capacidade máxima, sem outros danos maiores até o momento.
Santa Lucia do Piaí: Estrada Municipal Edgar Jung, comunidade de Farias Lemos, bloqueada novamente por queda de barreira.
Galópolis: O arroio Pinhal está na capacidade máxima de vazão, e não há relatos de estragos no bairro até o momento.
A Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, que liga e região central a Santa Lúcia do Piaí, anteriormente liberada para veículos leves após as chuvas de maio, foi novamente interditada devido ao agravamento dos danos em locais que estavam em obras.
BLOQUEIOS POR CONTA DA CHUVA (vias municipais):
- Bloqueio parcial no cruzamento da Travessa Solferino com a avenida Dr. João Carlos Hass Sobrinho devido rachadura na pista. Deixado cavaletes e cones.
- Bloqueio total no cruzamento das ruas Helmut Borhn e Mozart Perpétuo Monteiro, no bairro Esplanada, devido acúmulo de água na pista.