Estudos mais recentes apontam que 24,4 milhões de pessoas saíram da situação de fome no Brasil. Em Caxias, os índices ainda são elevados com cerca de 35 mil pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar. Os dados são do Cadastro Único do município, responsável por realizar o cadastramento das famílias.
O restaurante popular fornece cerca de 1.370 refeições enquanto o Programa Mão Amiga e Pró-Social oferece cerca de 240 porções. Conforme a diretora do Banco de Alimentos, Kalizia Dalla Zen, a atual gestão trabalha no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela salienta que a integração da gestão pública e da comunidade, assim como de instituições devem ser fortalecidas para a redução dos índices.
Kalizia evidencia que o fechamento do Restaurante Popular é um dos fatores que dificultou o acesso destas pessoas a uma forma direta de alimentação.
Atualmente, o Banco de Alimentos é responsável por garantir 10 toneladas por mês no sustento destas famílias, provenientes de ações que estão integradas ao programa. Entre as iniciativas estão o Recanto e Sábado Solidário, a arrecadação de agricultores, Troca Solidária, Cozinha Experimental e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).