Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Cemitérios Municipais: combate ao vandalismo será intensificado para o Dia de Finados

  • Noriana Behrend
  • 22/10/2024
Foto: Samuel Maciel/Prefeitura de Caxias do Sul

A segurança nos cemitérios públicos municipais tem sido um foco constante para a Guarda Municipal, especialmente, no período de Finados, quando milhares de pessoas visitam os locais para reverenciar seus entes queridos em Caxias do Sul. A operação, deste ano, já começou, com o objetivo de garantir a proteção dos visitantes e coibir o vandalismo, que ainda é uma preocupação frequente, principalmente, à noite.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, os cemitérios, especialmente os mais antigos, como o Cemitério Municipal, localizado no centro da cidade, continuam sendo alvo de ações criminosas, como o furto de argolas e outros materiais metálicos, que têm valor no mercado paralelo. Ainda conforme Paulo Roberto, muitos dos responsáveis por esses crimes são dependentes químicos, que se aproveitam da situação para financiar o consumo de drogas. Neste sentido, as autoridades alertam que quem adquirir materiais provenientes desses furtos também pode ser responsabilizado por receptação.

“Infelizmente, ainda há a atuação de vândalos, principalmente à noite, nos cemitérios mais antigos, que possuem materiais com valor de mercado. A maioria desses criminosos são dependentes de drogas, e a venda desses itens alimenta essa prática. Por isso, orientamos que as pessoas não comprem materiais de origem duvidosa”, explicou o secretário.

Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, a intensificação das operações já está em andamento. Somente, este ano, 66 pessoas foram presas por mandados de prisão na área dos cemitérios públicos municipais. Essas prisões, segundo Paulo Roberto,  resultaram de investigações realizadas pela Guarda Municipal em parceria com a Polícia Civil, que têm usado inteligência para identificar foragidos da justiça e combater crimes relacionados.

Paulo Roberto complementa dizendo que, além das prisões, a segurança também foi reforçada com melhorias na infraestrutura, inclusive, com a instalação de câmeras de monitoramento no entorno. No Cemitério localizado no  bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, por exemplo, numa área conhecida como zona do cemitério, foram renovados os sistemas de iluminação, e a área próxima ao bairro passou por ajustes para evitar a entrada de criminosos. No ano passado, Paulo Roberto informa que houve uma “toca” — utilizada por infratores — foi desmantelada, e a vigilância foi intensificada para evitar que pessoas, muitas vezes, em situação de rua, pudessem se abrigar entre os túmulos.

“Temos observado que, embora o número de pessoas de bem seja maior, alguns indivíduos, principalmente, em situação de rua, acabam utilizando os cemitérios como abrigo, e isso também gera uma sensação de insegurança. Continuamos monitorando essas situações e intensificando as operações, especialmente durante o período de Finados, quando o fluxo de visitantes aumenta significativamente”, afirmou o secretário.

Paulo Roberto ainda reforçou que as operações de segurança continuarão durante todo o mês de novembro, com ações preventivas e de fiscalização, para garantir que a visitação aos cemitérios ocorra de maneira tranquila e segura.Além disso, ele orienta a população a denunciar qualquer atividade suspeita, colaborando com as autoridades para manter a ordem e o respeito nos cemitérios públicos da cidade.

Tags:
  • caxias do sul
  • cemitério público
  • guarda municipal
  • Paulo Roberto Rosa da Silva
  • Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social
  • vandalismo
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Infraestrutura
  • Notícias
  • Trânsito

Nove bairros terão obras sendo executadas nesta semana

  • Redação
  • 22/10/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Prefeitura de Caxias do Sul alerta para golpe em ofertas de cursos gratuitos em redes sociais

  • Redação
  • 22/10/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul abre inscrições para o workshop Superando o Medo de Dirigir

  • 23/05/2025
ler post

Gripe Aviária: com foco controlado, Estado inicia fase de vigilância e descarta risco de desabastecimento ou alta nos preços

  • 23/05/2025
ler post

Santuário de Caravaggio está pronto para receber os peregrinos na Romaria que inicia neste sábado

  • 23/05/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Fátima, em Caxias do Sul
  • Servidores aceitam proposta de reajuste salarial e encerram paralisação após quase uma semana de negociações
  • Juventude tem duvidas para enfrentar o Bragantino
  • Ao lado de outros 20 clubes, Juventude anuncia boicote à eleição da CBF
  • Elenco Grená inicia deslocamento para Sergipe
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

22/10/2024 - Atualizado em 22/10/2024 - 10:09

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar