O Observatório de Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a carta mensal do mercado de trabalho formal do mês de agosto. Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e Brasil tiveram crescimento nos números de trabalhadores formais. Os setores que mais cresceram foram o de serviços e o de entretenimento.
A cidade de Caxias do Sul registrou no mês de agosto 8.686 admissões e 8.151 demissões, um saldo positivo de 551 empregos formais gerados. No total, foram 6,7 mil postos formais de trabalho abertos, um aumento de 4,14% em relação ao ano de 2023, que teve um total 5,6 mil. A indústria foi o setor que mais abriu vagas, um acumulado de 4,2 mil.
A nível estadual e nacional, o aumento foi ainda maior. Ao longo do mês de agosto, no Rio Grande do Sul houve 131 mil admissões e 121 mil demissões, um saldo positivo de dez mil, 0,37%. No Brasil, houve 2,2 milhões de admissões e 2 milhões de desligamentos, resultando em saldo positivo de 200 mil, 0,49% em comparação com o mês anterior.
Coordenadora do Observatório de Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Lodonha Soares, afirma que a maioria da população ativa de Caxias do Sul está empregada formalmente.
O setor de serviços foi o que mais cresceu, e outro setor que teve elevação foi o de entretenimento, que havia sofrido muito no tempo da pandemia, como afirma Lodonha.