Caxias do Sul conta com 16 médicos enviados pelo Governo Federal por meio dos programas Mais Médicos e Médicos Pelo Brasil. Destes, 11 são do Mais Médicos e cinco do Médicos pelo Brasil. Os profissionais enviados para a cidade podem atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com equipes de Estratégia de Saúde da Família.
Uma alteração está acontecendo dentro do Médicos pelo Brasil, o programa está sendo dissolvido e passa a integrar a Agencia SUS. Entretanto, alguns profissionais do Município ainda atuam na modalidade do programa. Um ponto importante a ser repassado é de que os médicos são pagos pelo Ministério da Saúde e o único custo que fica a cargo do Município é o vale transporte e moradia, caso não seja residente da cidade.
O diretor técnico médico da Atenção Primária em Saúde, Maicol Muneroli explica que novas seis vagas estão sendo pleiteadas com a União, entretanto serão bancadas por coparticipação.
Há pouco mais de uma semana um reajuste na remuneração desses profissionais foi publicado pelo Ministério da Saúde. O valor somou 8,4%, saindo de R$ 11.530,04 e chegando a R$ 12.500,80.