No total, foram arrecadados R$220,969 milhões, desta forma, o valor corresponde a cerca de 84% dos tributos veiculares pagos em 2024. Do valor arrecadado, 50% deve ser destinado ao município, enquanto o restante irá para os cofres estaduais. Os condutores, possuem até 28 de junho para realizarem o pagamento à vista, sem cobrança de juros ou multa. Para a opção de parcelamento, as parcelas de abril, maio e junho foram unificadas, com vencimento na mesma data.
Conforme o delegado da 3ª Delegacia da Receita Estadual, em Caxias do Sul, Magno Friedrich, em anos anteriores neste mesmo período, a arrecadação representou índices mais elevados do que atualmente, devido as consequencias da calamidade climática enfrentada em todo o Estado.
Frente ao nível estadual dos tributos, os municípios da Serra Gaúcha representam cerca de 89% em arrecadações. O contribuinte pode pagar por meio do aplicativo ou site https://www.ipva.rs.gov.br/, preenchendo os campos indicados com código RENAVAM e a placa do veículo.