A área de segurança em Caxias do Sul foi reforçada com a ampliação do efetivo desde a última segunda-feira (18), quando 100 novos policiais militares chegaram à maior cidade da região serrana. O grupo, foi apresentado na terça-feira (19) ao 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) e já está em atuação.
A cidade, que historicamente reivindicava maior efetivo, foi contemplada com policiais aprovados no concurso realizado em 2023. No total, 400 novos policiais foram distribuídos pelo Estado. Essa é a primeira ampliação de efetivo desde que o tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas assumiu o comando do 12º BPM, em abril de 2023. A conquista é vista como resultado do esforço conjunto entre entidades, vereadores e empresários. Apesar da redução nos índices de criminalidade, a falta de efetivo e a presença ostensiva nas ruas ainda eram desafios para a sensação de segurança da população.
Além dos 100 novos soldados, Caxias do Sul deve receber mais 20 policiais destinados ao 4º Batalhão de Polícia de Choque. Segundo o subcomandante do 12º BPM, capitão Moura, a chegada do reforço trará impactos positivos, principalmente em áreas mais vulneráveis, como regiões comerciais e de eventos.
Todos os policiais passaram por um rigoroso curso de formação com disciplinas teóricas e práticas. O treinamento será intensificado nos próximos dias, conforme as demandas específicas da cidade. A chegada dos novos agentes projeta avanços ainda mais significativos para o trabalho do 12º BPM. De acordo com dados divulgados, entre 1º de janeiro e 18 de novembro deste ano, o batalhão registrou 34.683 pessoas abordadas, 11713 ocorrências atendidas, 8047 veículos fiscalizados, 316 foragidos recapturados, 2298 prisões em flagrante, 149 armas aprendidas, 243 veículos recuperados, 149 armas apreendidas e 83 menores apreendidos.