O campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebe, na próxima quinta-feira (07), uma palestra sobre o projeto “Cidadela Maesa”, que visa a reabilitação do complexo industrial da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), tombado como patrimônio histórico. O evento acontecerá no Auditório Marelli, às 19h45, e abordará as propostas do “Plano Geral de Ocupação para Maesa”, recentemente publicado em um livro com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Financiarte.
Durante a palestra, os arquitetos responsáveis pelo projeto e pelo livro, Lucas Fehr, Lucas Volpatto e Taísa Festugato, apresentarão as soluções arquitetônicas para revitalizar o complexo, preservando sua memória histórica e garantindo sua manutenção.
A Maesa, fundada em 1896, foi uma das maiores indústrias de Caxias do Sul e teve destaque mundial na produção de talheres e artigos de mesa. Desativada na década de 1990, sua área foi tombada como patrimônio histórico. Conforme Taísa Festugato, o projeto visa reabilitar o local para uso comunitário, respeitando o legado industrial e social da região.
O livro “Cidadela Maesa, Patrimônio Industrial de Caxias do Sul”, lançado durante a Feira do Livro, é fruto de mais de 4 mil horas de pesquisa e explora a história e os aspectos arquitetônicos do complexo, além de propor soluções para sua reabilitação.
A palestra será aberta ao público e abordará temas de restauro e preservação. Inscrições podem ser feitas online — o link você encontra no site da Rádio Caxias — e participantes terão a oportunidade de adquirir o livro.