A garantia dos recursos ocorreram durante a visita da comitiva dos vereadores, Rafael Bueno (PDT) e Lucas Caregnato (PT), no Congresso Nacional, em Brasília. A viagem, teve o objetivo de buscar a ampliação do serviço de assistência social no município por meio de uma hospedagem solidária destinada a moradores de rua. O local, seria construído em um terreno na área central pago pela Prefeitura Municipal e construído com recursos provenientes do auxilio da comunidade.
Conforme um dos idealizadores do projeto, Frei Jaime Bettega, a casa de acolhimento pode promover dignidade com a perspectiva de habitar em um lugar que as pessoas em situação de rua se sintam em um verdadeiro lar, entre eles, com cozinha para o preparo do café e até um canil, destinado aos animais de estimações destes moradores. Segundo Bettega, pessoas que habitam nas ruas precisam receber este acolhimento para que ocorra novas projeções de futuro.
Diante da ida para Brasília, a comitiva garantiu que Caxias do Sul seja contemplada pelo programa do Governo Federal, Restaurante Solidário, que vai beneficiar 39 municípios por meio de convênios com entidades do Município. A iniciativa ainda conta com a destinação de R$80 mil provenientes da Fundação Banco do Brasil, para que todos os restaurantes solidários realizem a manutenção do espaço.
Segundo o vereador presente na comitiva, Rafael Bueno (PDT) o programa garante dignidade alimentar a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para o Frei Jaime, enquanto a casa de hospedagem cumpre o papel de acolhimento, o restaurante voltado para proporcionar alimentação aos moradores de rua promove esperança, diante dos problemas sociais enfrentados.
A comitiva formada pelos vereadores Rafael Bueno (PTD), Lucas Caregnato (PT) ainda contou com a deputada federal, Denise Pessôa (PT).