O Estado registrou um estoque de 25,5 mil empregos. Deste total, 2.847 estavam em Caxias do Sul. Resultado que levou o município a fechar o segundo mês do ano, na terceira colocação do ranking do emprego de carteira assinada, no Rio Grande do Sul. Os dados foram divulgados nesta semana, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),
Conforme o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), José Scorsatto, a colocação do município foi excelente, dentro deste ranking. Na opinião dele, isso se deve ao fator empreendedor da Serra Gaúcha. Inclusive, teve muitas vagas abertas na área da indústria e outras geradas em razão da sazonalidade do período, com vagas ligadas a safra de frutos no Estado.
Além disso, ele destaca que no ranking, divulgado pelo Caged, o Rio Grande do Sul apresenta o 5º melhor desempenho da séria histórica, indicando que a desocupação no Estado é a menor, nos últimos 12 anos. Muito em razão dessas vagas exigirem baixa escolaridade, na maioria ensino fundamental (30%) ou, quando muito, o médio incompleto, neste caso 54%. Sendo que 82% não requerer nenhuma experiência.
Ainda assim, o diretor-presidente da FGTAS pondera a necessidade das pessoas buscarem mais qualificação, tendo em vista que as vagas com maior remuneração são aqueles para quem possui curso técnico ou graduação. Neste sentido, a entidade desenvolve o projeto “FGTAS na Escola”, a fim de orientar os adolescentes quanto a inserção no mercado de trabalho. Outra peculiaridade diz respeito à faixa etária de contratação, variando dos 21 aos 29 anos. Por gênero, os homens ocupam cerca de 53%, enquanto que o feminino 47% das vagas.
Conforme dados do Caged, a indústria foi o setor que mais se destacou, com um saldo positivo superior a 13 mil postos de trabalho. O único setor que apresentou retração no período foi o comércio com o fechamento de 774 vagas. No Estado foram registradas 155.306 admissões, contra 129.854 desligamentos, totalizando saldo positivo de 25.452 postos de trabalho em fevereiro.