A rotina dos moradores de Caxias do Sul pode mudar em breve com a chegada de um novo sistema digital que promete transformar a forma como a população interage com a prefeitura.
O município acaba de assinar contrato com a empresa Sydle Sistemas Ltda. para implantar uma plataforma que vai centralizar todos os atendimentos e processos administrativos em um único sistema eletrônico. A medida marca a primeira fase do projeto “Caxias Digital”, que tem como meta desburocratizar e agilizar os serviços públicos.
A instalação começa ainda neste mês de maio e, inicialmente, vai abranger as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Urbanismo, Procon e o canal Alô Caxias. Até o fim de julho, moradores já poderão protocolar digitalmente demandas relacionadas à gestão ambiental, planejamento territorial e desenvolvimento urbano.
O prefeito Adiló Didomenico, que assinou o contrato nesta sexta-feira, destacou a importância da mudança cultural que acompanha a adoção da tecnologia. Segundo ele, a digitalização é essencial para melhorar o atendimento ao cidadão. Já a secretária de Administração, Grégora Fortuna dos Passos, chamou a iniciativa de “salto histórico” na evolução tecnológica da cidade.
O contrato, que tem validade inicial de cinco anos e pode ser prorrogado, tem valor de R$ 15 milhões e inclui desde o suporte técnico até a infraestrutura de hospedagem do sistema. A expectativa é que, em breve, todos os órgãos da administração municipal estejam integrados à nova plataforma.
Com a implantação completa, mais de 100 mil processos poderão ser gerenciados digitalmente — uma promessa de mais eficiência e menos papel na máquina pública de Caxias do Sul.