Segundo dados da carta mensal do Mercado Formal do Trabalho referente a área de Abrangência da UCS, foram criados 551 novos postos de trabalho em Caxias do Sul no mês de agosto. O documento publicado pelo observatório nesta terça-feira (22), apresenta à comunidade dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia (ME).
O mês de agosto foi marcado pelo aumento do nível de empregos na região de abrangência da UCS, com um resultado positivo de 1033 empregos na somatória de todos os municípios. Caxias do Sul foi a cidade que mais abriu oportunidades de trabalho, sendo responsável por mais da metade dos novos empregos, com 551.
O setor da Indústria foi o protagonista dos resultados positivos na maioria das cidades. Em Caxias do Sul, o setor de serviços foi o principal criador de postos de trabalho, com 384, seguido pela Indústria, com 183, e o comércio com 26, respectivamente. A agropecuária e a construção civil fecharam o mês de agosto com saldo negativo de oportunidades de trabalho, em comparação ao mês anterior foram 27 empregos a menos no campo e uma diminuição de 15 postos de trabalho na construção. A coordenadora do Observatório de Trabalho da UCS, Lodonha Soares, destaca o desempenhos dos setores de serviços e indústria.
No acumulado do ano, a agropecuária é o único setor a registrar decréscimo nos postos de trabalho, com uma variação relativa de -6,92%. Com saldo positivo nos demais setores, Caxias do Sul registrou um aumento de 4,14% no agregado de janeiro a agosto, o que representa 6760 novos empregos gerados.
Os dados do relatório apontam que a região está vivenciando um saldo positivo no mercado formal de trabalho, somente 4 das 15 cidades analisadas pelo estudo apresentam saldo negativo, Nova Prata, Veranópolis, Vacaria e São Marcos, que registrou a pior marca, com diminuição de 21 postos de trabalho.