O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul deu início à preparação das Urnas de votação para o segundo turno das eleições municipais. O processo, realizado nesta terça-feira (15), foi conduzido com a presença dos juízes eleitorais, promotores e representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público. Segundo Edson Borowski, chefe do Cartório Eleitoral, o procedimento de preparação para o segundo turno é simples e ocorre de forma acelerada em relação ao primeiro turno.
“Esse processo é muito mais simples do que o realizado no primeiro turno. O que fizemos ontem foi trocar os pendrives retirados das urnas, após o primeiro turno e inserir os novos pendrives, já com os dados do segundo turno. Depois, lacramos o compartimento e realizamos a conferência dos dados”, explicou Borowski.
Conforme o titular da 169ª Zona Eleitoral de Caxias, o procedimento é rápido, levando em torno de dois a três minutos por urna, e visa garantir a correta transição para o segundo turno. As urnas são verificadas quanto a sua funcionalidade, incluindo bateria, tela e teclado. Após a troca do pendrive e a conferência dos dados, as urnas eletrônicas são lacradas novamente. Um dos principais objetivos desse processo, segundo o chefe do cartório, é garantir que as urnas estejam devidamente preparadas para indicar os candidatos que estarão na disputa no segundo turno, que ocorre no próximo dia 27 de outubro. O sistema da urna é atualizado com a informação de que os eleitores irão votar nos dois candidatos que seguiram para a segunda fase da eleição.
“É uma operação simples e rápida, que se repete com a indicação dos candidatos que estarão na disputa. As urnas já foram testadas anteriormente, e agora estamos apenas fazendo ajustes e verificações para garantir que tudo esteja em ordem”, afirmou Borowski.
O chefe do Cartório Eleitoral destacou, ainda, a importância do trabalho dos mesários, que já foram reconvocados para o segundo turno.
“Queremos agradecer novamente aos mesários que desempenham um papel fundamental no processo. A convocação é feita para os dois turnos, e contamos com o trabalho de todos no dia 27 de outubro”, disse.
No primeiro turno, a votação transcorreu sem contratempos em Caxias do Sul. Borowski afirmou que não houve filas ou problemas de logística nos locais de votação, e destacou a rapidez na transmissão dos resultados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira sessão transmitida ocorreu às 17h13, em Santa Lúcia do Piaí, enquanto a última transmissão foi realizada às 19h13, com os dados sendo enviados em um período de apenas duas horas. Um ponto importante destacado por Borowski foi o armazenamento dos dados do primeiro turno, que ficam guardados por um período de 120 dias.
“Os pendrives do primeiro turno estão devidamente armazenados e disponíveis para qualquer auditoria ou solicitação de partidos ou candidatos. Tudo é feito com total transparência”, reforçou.
Com a segunda etapa da eleição se aproximando, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul segue sua rotina de verificações e ajustes, para garantir que o processo eleitoral no município continue sendo conduzido com a maior eficiência e segurança possível. O prazo para a conclusão de todas as verificações e preparações está previsto para sexta-feira, dia 18 de outubro, quando será realizada a última conferência das urnas, com a presença dos candidatos e representantes das coligações, Ministério Público e OAB.
ELEIÇÕES 2024
MENEGA CONDOMÍNIO AERO NÁUTICO A ESTRUTURA PRIVADA QUE LIGA O MUNICIPIO DE FLORES DA CUNHA A O UNIVERSO AÉREO.
LOJA DE CONFECÇÕES DEMORI, TRADIÇÃO E CREDIBILIDADE. ATENDIMENTO PELOS PROPRIETÁRIOS, NA LUIS MICHELON 360 BAIRRO CRUZEIRO.
RPP CONSTRUTORA: PROJETOS INOVADORES, CONSTRUÇÕES INTELIGENTES FONE 32195555UP
BURGUER: PEÇA O MELHOR XIS DA CIDADE, PEÇA UP BURGUER .