Sete em cada dez brasileiros já se endividaram. De acordo com a pesquisa Panorama Crédito no Brasil, realizada pela Creditas, fintech especializada em seguros e crédito, os principais motivos para contrair empréstimos incluem despesas inesperadas e o uso abusivo do cartão de crédito. Entre os entrevistados, 15% revelaram estar endividados pela primeira vez, enquanto 15% possuem um histórico anterior de dívidas. Além disso, 39% já se endividaram no passado, mas não têm dívidas no momento. Isso significa que 69% dos participantes estão com dívidas ou já estiveram no passado (7 em cada 10). Por outro lado, 31% afirmaram nunca ter se endividado.
As despesas imprevistas e o uso excessivo do cartão de crédito lideram como principais causas de endividamento, segundo a pesquisa. Cerca de 30% dos entrevistados mencionaram despesas inesperadas, enquanto 27% apontaram o uso descontrolado do cartão de crédito e 24% destacaram o parcelamento como motivo para as dívidas. Também houve relatos de 19% sobre atraso no pagamento de contas e 18% atribuíram o desemprego como fator para o endividamento. A compra de bens, como imóveis ou carros, foi mencionada por 17% dos participantes como motivo para contrair dívidas.
Para a economista Maria Carolina Gullo, essa pesquisa só confirma que o brasileiro não sabe gastar por falta de uma boa educação financeira, como por exemplo utilizar o cartão de crédito de forma desordenada.
O objetivo da pesquisa é analisar os comportamentos das pessoas que buscam crédito no Brasil. Um total de 1.506 pessoas foram entrevistadas de forma online em agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais com um intervalo de confiança de 95%.