Em reunião realizada durante a tarde desta sexta-feira na sede da Federação Gaúcha de Futebol ficou determinado um novo formato para o Gauchão em 2025. As 12 equipes participantes foram divididas em três grupos de quatro times, com Grêmio, Internacional e Juventude como cabeças de chave. As equipes se enfrentam em turno único contra adversários dos outros grupos em oito rodadas. O Gauchão vai começar no dia 22 de janeiro de 2025.
A divisão dos grupos ficou: Grupo A: Grêmio, São José, Guarany e Avenida.
Grupo B: Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga.
Grupo C: Juventude, Monsoon, G.E. Brasil, São Luiz.
Classificam-se os três primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado para a semifinal da competição, que terá dois confrontos, ida e volta, assim como a final. O time com melhor campanha decide em casa, não terá gol qualificado e em caso de empates a vaga será decidida nos pênaltis.
Do quinto colocado ao oitavo disputam a Taça Farroupilha e vaga na Copa do Brasil, no formato semifinal e final.
Do nono colocado ao 12º disputam um quadrangular para definir os dois clubes rebaixados para a Divisão de Acesso. Neste formato todos os times se enfrentam em turno e returno, os dois últimos colocados são rebaixados.
Nesta primeira fase o Caxias vai enfrentar Juventude, Monsoon, G.E. Brasil, São Luiz, Grêmio, São José, Guarany e Avenida.
Já o Juventude enfrenta o Caxias, Internacional, Pelotas, Ypiranga, Grêmio, São José, Guarany e Avenida.