Todos os anos, durante a Quaresma, a Igreja Católica promove a Campanha da Fraternidade, iniciativa que busca despertar o espírito comunitário entre os cristãos e renovar a consciência da responsabilidade na ação de evangelização.
Em Caxias do Sul, o lançamento oficial da Campanha de 2025 ocorreu nesta quarta-feira (5). Neste ano, o tema escolhido foi “Fraternidade e Ecologia Integral”, conceito que faz parte de documento do Papa Francisco, elaborado em 2015, que fala da responsabilidade dos cristãos na defesa da vida e do meio ambiente. Além do tema, um lema também é escolhido. Em 2025, decidiram por ‘Deus viu que tudo era muito bom’, escrito em Gênesis 1:31.
Segundo o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, o intuito é promover ações concretas que incentivem o cuidado com o meio ambiente e, consequentemente, com o próximo. Vale pontuar que Ecologia é um dos assuntos mais tratados pela Campanha da Fraternidade. Ao longo dos 61 anos de existência, 8 campanhas já abordaram a temática
O evento de lançamento aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no bairro Galópolis. O local foi escolhido de forma simbólica, pois a região foi uma das mais afetadas pelos deslizamentos de terra decorrentes dos eventos climáticos extremos que atingiram Caxias do Sul no ano passado.
Durante a cerimônia, o pároco da Igreja de Galópolis e moradores compartilharam relatos sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade durante as fortes chuvas de maio. Os depoimentos trouxeram à tona a importância da solidariedade e da responsabilidade coletiva diante dos desafios ambientais e sociais.