O próximo domingo (1º) terá dentro da programação a 4ª caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas em Caxias do Sul. Organizado pelo núcleo caxiense do Grupo Mulheres do Brasil o evento chama atenção para índices alarmantes de violência contra o sexo feminino e busca mobilizar a sociedade contra esses atos, além de promover a conscientização comunitária.
Uma das líderes do colegiado em Caxias, Tamyris Rosso, destaca alguns dos números registrados. No Brasil, segundo o anuário de segurança pública, 1.467 mulheres foram vitimas de feminicídio em 2023. O mesmo documento a nível estadual indica que, de janeiro até outubro, deste ano, o Rio Grande do Sul teve 192 tentativas de feminicídios, 53 executados, mais de 25 mil ameaças, mais de 1,8 mil estupros e 15 mil lesões corporais.
Em Caxias do Sul os números também são altos, conforme explica Tamyris. Ela lembra que muitas mulheres que sofrem com a violência não estão nas estatísticas.
É por isso que a líder cita a importância de ações que chamem a atenção para a pauta e envolvam a comunidade pelo fim da violência e pelo alerta. O evento é aberto ao público.
A concentração da caminhada acontece às 9h30 em frente a Prefeitura de Caxias do Sul. A saída está marcada para às 10h em direção ao Parque dos Macaquinhos, o trajeto, mesmo que curto, é considerado representativo pela organização.