A proposta de instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha volta a ser tema no plenário do Legislativo caxiense nesta terça-feira (12), às 19h. Desta vez, a pauta será abordada em um seminário promovido pela frente parlamentar dedicada à defesa da construção do campus na cidade.
O evento é aberto à comunidade, com foco especial nos estudantes do Ensino Médio que pretendem ingressar no Ensino Superior. O seminário busca esclarecer dúvidas sobre a estrutura e os cursos que poderão ser oferecidos. Estão convidados integrantes do Fórum das Entidades, Movimentos e Pastorais Sociais, e da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) de Caxias do Sul. A reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, também deve estar presente.
A reitora, Márcia Barbosa, destacou à Rádio Caxias que o seminário será uma oportunidade de diálogo com a população local. Ela ressalta os avanços nas negociações para a instalação do campus, como o contato com a presidência do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e a formação de uma comissão de especialistas para avaliar as demandas regionais e definir os cursos mais adequados. Além disso, há uma solicitação ao Governo Federal para que a Caixa Econômica realize uma análise orçamentária do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Para a presidente da frente parlamentar, Rose Frigeri (PT) a participação dos estudantes, principal grupo interessado, é essencial. Ela destaca a importância do debate para garantir que a comunidade seja ouvida e tenha influência nas decisões.
Além de Rose Frigeri (PT), a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul conta com os vereadores Adriano Bressan (PP), Clóvis de Oliveira (UNIÃO), Estela Balardin (PT), Gladis Frizzo (PP), Lucas Caregnato (PT), Lucas Diel (PRD), Maurício Scalco (PL), Olmir Cadore (PSDB), Rafael Bueno (PDT), Renato Oliveira (PCdoB), Velocino Uez (PRD) e Wagner Petrini (PSB). O seminário será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no Canal 16 da Claro/NET, e pelas redes sociais no Facebook e YouTube.