Em extensa discussão na manhã desta terça-feira (11) o Projeto de Lei 37/2025 foi aprovado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O texto discorre sobre a autorização de repasse de subsidio para o transporte público coletivo da cidade. O valor, segundo o projeto enviado pela Prefeitura, se refere a uma complementação da lei, visando a manutenção dos mais baixos valores possíveis e isenção para quem possui direito.
Por 13 votos a seis o Poder Executivo foi autorizado a fazer o repasse para a Viação Santa Tereza, Visate, que é a atual concessionária do transporte público em Caxias. Alguns parlamentares citaram durante a discussão reclamações diárias que recebem referente ao transporte e, por isso, seriam contrários aos valores para a empresa. Enquanto isso, outros vereadores argumentaram que o repasse não é um reajuste, mas uma equiparação a Lei n.° 9.256/2024, para pagamento de parcelas referentes aos meses de dezembro de 2023 e outubro, novembro e dezembro de 2024.
Um dos vereadores que se posicionou contra o Projeto, Capitão Ramon (PL), em declaração da tribuna foi ao encontro da fala de diversos parlamentares. Segundo ele, o modelo da prestação do serviço precisa ser revisto para que os aportes sejam melhor utilizados.
Também foram votos contrários os vereadores Hiago Morandi e Daiane Mello, do PL, Sandra Bonetto, do Novo, e Cláudio Libardi e Andressa Marques do PCdoB.