O vereador Calebe Garbin (Progressistas), vice-líder da bancada do partido e atual presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer do Legislativo de Caxias do Sul analisa que o ano de 2025 foi positivo para o mandato. Conforme o parlamentar, o ano foi utilizado para compreensão de assuntos legislativos e de projetos que estão tramitando. Garbin destaca que a presença nos bairros foi marcante ao longo de 2025 para compreensão da realidade.
De acordo com o vereador, foram enviadas centenas de indicações, fiscalizações e requerimentos para o Poder Executivo, além de constante contato com os secretários. O parlamentar cita emendas no valor total de R$ 800 mil articuladas para a cidade em conjunto ao deputado Osmar Terra (MDB). Os valores destinados compreendem as áreas da saúde e lazer.
Pensando o próximo ano, Calebe Garbin destaca a necessidade de pensar o desenvolvimento econômico de Caxias do Sul. Ele enfatiza questões de mobilidade e cita a votação da lei da Zona da Águas, que está marcada para o início de janeiro, que conforme o vereador deve incentivar o crescimento da região do Desvio Rizzo e Forqueta. Para Garbin, o trecho de saída de Caxias para o município de Farroupilha pode se tornar um eixo empresarial, sendo um corredor de desenvolvimento econômico.
O progressista cita a necessidade de novas rotas para fluidez de trânsito e escoamento. Garbin ressalta que a construção do aeroporto de Vila Oliva será essencial para a Serra Gaúcha, uma vez que será estratégico e estará em um mesmo patamar que o Salgado Filho, em Porto Alegre.
Calebe Garbin concorreu pela primeira vez ao Legislativo caxiense no ano de 2024, mesmo tendo recebido convites em 2016 e 2020. O parlamentar se elegeu à Câmara com 2.337 votos.
