A informação foi confirmada à reportagem da Rádio Caxias na tarde desta segunda-feira (19), durante a reunião-almoço na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC), pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra), coronel Eduardo Cunha Michel. Conforme o comandante, a região da Serra deve receber cerca de 130 novos policiais militares até novembro.
O efetivo será destinado ao policiamento ostensivo de Caxias do Sul. Segundo Michel, os policiais serão distribuídos em dois grandes grupos. Parte será alocado no 12º Batalhão de Polícia Militar (12 BPM), enquanto o restante será destinado ao 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq). Ele ressaltou a importância do reforço, que contribui para manter os números positivos obtidos pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses.
De acordo com dados divulgados recentemente pelo CRPO Serra, os indicadores de segurança de julho mostraram uma redução nos índices criminais. No período, a Brigada Militar realizou diversas operações, abordando um total de 7.463 pessoas.
Essas ações resultaram na prisão de 461 indivíduos e na apreensão de 40 armas de fogo, fundamentais para a diminuição da violência armada na região. Além disso, foram apreendidos 125 kg de entorpecentes. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 58% em homicídios, 49% em roubos a pedestres e cerca de 23% em roubos de veículos.