O artefato explosivo encontrado nesta sexta-feira (11), em um estacionamento no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, foi removido pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). A Brigada Militar (BM) foi acionada ainda no período da manhã para verificar o incidente ocorrido na rua Matteo Gianella, próximo à esquina com a rua Ernesto Alves. O responsável pelo estacionamento encontrou um material suspeito durante a limpeza de um muro de pedras no local.
O BOPE, que se deslocou de Porto Alegre, chegou ao local por volta das 14h, para realizar os procedimentos técnicos adequados. O artefato encontrado na pedreira já estava inerte, foi removido e será destruído em um local adequado pelo BOPE. O procedimento de remoção e manuseio do material foi rápido, realizado em menos de 5 minutos pelos especialistas do esquadrão.
O Coronel Eduardo Michel, responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Serra (CRPO SERRA), que esteve no local acompanhando toda a operação, falou sobre o material encontrado e como se deflagrou a ocorrência.
O artefato explosivo trata-se de um cartucho de emulsão. Após a extração, o material foi colocado em um invólucro próprio para transporte até o local adequado para sua detonação, segunda informações repassadas pelos especialistas. A origem do artefato ainda está sendo investigada, mas acredita-se que o material é antigo, usado para explosões nas rochas onde o estacionamento foi construído. O material ficou escondido entre as rochas por anos, até ser encontrado ocasionalmente pelo proprietário do local. O Comandante Michel destaca o trabalho realizado pelo BOPE, e a participação dos demais meios de segurança envolvidos no processo.
Por precaução, todos os veículos foram retirados do local e os mensalistas que tinham automóveis no estacionamento também foram informados. O artefato agora passará por perícias mais detalhadas do BOPE, que realizará o manuseio adequado do material. A área foi liberada após a segurança ser reinstituída no local.