O ano de 2024 é o momento do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Em 25 de julho de 1824 chegavam a São Leopoldo (RS) os primeiros imigrantes de língua alemã. A partir deste daí, o Rio Grande do Sul e o Brasil receberiam levas numerosas de imigrantes o que ajudaria a forjar culturalmente o Estado e país.
Na manhã desta quinta-feira (25), o programa Jornal da Caxias recordou da data e do ponto alto das comemorações, quando inúmeros municípios gaúchos realizam seu feriado em virtude dos 200 anos da Imigração Alemã em terras gaúchas.
Para falar sobro o assunto, um dos mais destacados historiadores da imigração alemã no Brasil, Martin Dreher, foi o convidado da emissora caxiense para realizar um panorama histórico da colonização germânica no Estado. Na oportunidade, Dreher falou sobre os grandes feitos da germanidade em meio a nacionalismos. Apontou o sofrimento dos descendentes alemães em terras brasileiras, quando do sesquicentenário (1974) e o sofrimento com as consequências do nazi-fascismo.
Acompanhe, em áudio, a entrevista do historiador Martin Dreher durante o programa Jornal da Caxias desta quinta-feira (25), com a condução dos jornalistas Tales Armiliato e Noriana Behrend.