O Banco de Alimentos de Caxias do Sul será modernizado com o investimento de R$ 800 mil do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A instituição foi contemplada em primeiro lugar entre centenas de propostas apresentadas em todo o país, por meio de um chamamento público promovido pelo ministério. Os recursos permitirão a criação de uma Unidade de Processamento Mínimo (UPM).
A instalação funcionará como uma agroindústria voltada ao aproveitamento de alimentos que demandam pequeno processamento, como desidratados e polpas. A previsão é de que o projeto seja executado em até dois anos. Com a nova estrutura, o Banco de Alimentos ampliará a capacidade de atendimento às 128 entidades socioassistenciais cadastradas, responsáveis por cerca de 14 mil refeições diárias.
Conforme o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Rudimar Menegotto, a proposta de criação da UPM surgiu a partir de uma visita da pasta a Curitiba (PR). Ele salienta que a agroindústria proporcionará a redução do desperdício de alimentos e um melhor atendimento à população.
O investimento contempla adequações físico-sanitárias, aquisição de equipamentos e a implantação de sistemas fotovoltaico e biodigestor, com foco em eficiência energética e gestão sustentável de resíduos orgânicos. Também estão previstas ações de educação alimentar e iniciativas de reinserção produtiva de egressos do sistema prisional.
Com a implantação da unidade, o Banco de Alimentos passará a gerir todo o ciclo de aproveitamento, desde o recebimento das doações, processamento e distribuição dos alimentos, até a gestão de resíduos e a devolução de nutrientes para hortas comunitárias e a agricultura urbana. Em 20 anos de atuação, completados em 2025, o Banco de Alimentos de Caxias do Sul já arrecadou mais de 15,2 mil toneladas de alimentos.

			


