Na manhã deste domingo (22), um avião caiu na região central de Gramado, na Serra Gaúcha, nas proximidades da Avenida das Hortênsias. O Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar e a Polícia Civil foram rapidamente acionados e estão no local.
Informações preliminares indicam que a aeronave seria um Piper PA 42-1000 Cheyenne 400 e que havia nove tripulantes a bordo, que não sobreviveram ao acidente, outras duas foram socorridos e levados a hospitais da região, em estado grave. As autoridades ainda investigam a possibilidade de imperícia por parte do piloto.
O acidente também causou danos materiais, com o avião colidindo contra uma loja e atingindo uma pousada. A colisão gerou um incêndio, que forçou o isolamento da Avenida das Hortênsias. O governador Eduardo Leite foi informado sobre o ocorrido e está em Gramado.
Embora as primeiras informações apontem que a aeronave transportava nove pessoas e que nenhuma sobreviveu, o número exato de vítimas ainda não foi confirmado pelas autoridades, que solicitaram maquinário para estabilizar a estrutura das lojas e de uma pousada atingida pela queda.
Além disso, relatos preliminares indicam que 14 pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave, com queimaduras provocadas pela explosão do avião. Na hora do acidente, a região enfrentava forte chuva e neblina, o que pode ter contribuído para a tragédia.
Segundo informações obtidas pela reportagem, o avião que caiu em Gramado, neste domingo (22), pertencia a Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, CEO da Galeazzi Associados, com mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas. Além disso, autoridades aguardam a chegada da perícia criminal para identificação e resgate dos corpos das vítimas. No local da queda ficou espalhado combustível do avião, exigindo o resfriamento da pista, a fim de evitar novo acidente, em decorrência do diesel restante.
A aeronave teria caído a cerca de 7km do aeroporto de Canela, se considerar que o avião sobrevoava o Vale do Quilombo. O jornalista, Flávio Prestes, disse em entrevista para o programa Domingo Esportivo da Rádio Caxias, no começo da tarde de domingo (22), que ouviu relatos de uma série de explosões, logo após a queda da aeronave. O avião seguia rumo a Jundiaí/SP e caiu a aproximadamente 20 metros de um posto de gasolina, ou seja, o evento poderia ter sido ainda pior, uma vez que a área é habitada e repleta de comércios. Apesar do ocorrido, o aeroporto de Canela não precisou ser interditado.
Além do empresário Luiz Galeazzi, sua esposa, a irmã de sua esposa, o cunhado, sogra e três filhos estão entre as vítimas fatais do acidente. Outras duas crianças, sobrinhos de Luiz, também estão entre os mortos. Veja a lista:
Giulia e Mateo (filhos de Veridiana e Bruno).
Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi (dono e piloto do avião);
Tatiana Natucci Niro (esposa de Luiz e mãe das três adolescentes);
Maria Eduarda Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz);
Maria Elena Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz)
Maria Antônia Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz)
Lilian Natucci (mãe de Tatiana e Veridiana);
Veridiana Natucci Niro (irmã de Tatiana e esposa de Bruno, mãe de Giulia e Mateo);
Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo (marido de Veridiana e pai de Giulia e Mateo);
Das vítimas resgatadas pelos socorristas, duas eram mulheres e estavam hospedadas na pousada que foi atingida pelo avião, antes de tocar o solo. Ao todo, 14 pessoas foram hospitalizadas em decorrência do acidente, sendo 12 já liberadas.
Trânsito
Em decorrência do acidente, a estrada ERS-235 foi bloqueada, e os motoristas devem acessar a região pela estrada do Caracol. A colisão ocorreu na esquina da Rua Emma com a Avenida das Hortênsias, onde o avião se despedaçou antes de atingir uma loja de móveis e uma pousada, gerando uma grande explosão.
A pista de Canela para Gramado foi adaptada para permitir o trânsito no sentido contrário, enquanto os trabalhos de remoção continuam. Além disso, o ministro Paulo Pimenta, esbouçou pesar em suas redes sociais, por conta do ocorrido:
“Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado.”
Confira nota oficial emitida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado
“A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.”
Assista algumas imagens do acidente
Veja algumas imagens do incidente
Confira o pronunciamento do governador do Estado