As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as famílias de Caxias do Sul passam a ter um momento especial nesta quinta-feira (11). O município promove a iniciativa, “Sessão Azul”, na Sala de Cinema Ulysses Geremia. As exibições dos filmes não possuem restrição de idade deve ocorrer duas vezes por mês e de forma gratuita.
Durante a exibição, o conforto é a prioridade no projeto que deve contar com baixa luminosidade, volume de som reduzido e livre circulação. Para acessar o espaço, é obrigatório a apresentação de laudo médico emitido por neurologista ou psiquiatra, ou a apresentação da CIPTEA, carteira de identificação da pessoa com Transtorno.
Conforme o coordenador da Unidade de Cinema e Vídeo, Júnior Frainer, o projeto prevê a obrigatoriedade da lei que estabelece que as salas de cinema devem promover a inclusão por meio da arte cinematográfica. Além disso, parcerias foram estabelecidas para identificar as principais necessidades para as sessões.
Na primeira sessão, o filme escolhido é a animação “RIO” e irão acontecer em dois horários: às 9h e às 15h. A Sala de Cinema está localizada no Centro de Cultura Ordovás, na Rua Luiz Antunes, nº 312, no bairro Panazzolo.