O Samae e outras sete autarquias de água e saneamento do Rio Grande do Sul assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, na quinta-feira (28), em Caxias do Sul. O termo prevê um mecanismo institucional e estratégico para fortalecer o movimento contra a regionalização proposta pelo Governo do Estado, o que resultaria em uma privatização das companhias municipais.
O presidente do Samae Caxias, Edson da Rosa, aponta que o posicionamento iniciado em Caxias há mais de dois meses já ganhou apoio na Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais vão trancar a iniciativa do Governo, que deve tramitar após as eleições de outubro. Edson afirma que a criação do bloco vai coordenar as ações conjuntas contra a privatização.
O acordo foi assinado durante o 54º Congresso Nacional de Saneamento, no Centro de Eventos da Festa da Uva, e reuniu mais de dois mil inscritos. Participam do acordo também a Comusa, de Novo Hamburgo, Semae, de São Leopoldo, Água de Ivoti, Daeb, de Bagé, Dae, de Sant’Ana do Livramento, o Sanep, de Pelotas, e Semae, de Vera Cruz.
