O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Serra Gaúcha, órgão que reúne 32 municípios da região e representa mais de um milhão de pessoas, trabalha com pautas e projetos de impacto regional, focados no desenvolvimento econômico e estrutural das cidades que compõem o colegiado.
Nesta quinta-feira (18), às 10h, a instituição realizará uma Assembleia Geral Ordinária no auditório Florense, localizado no bloco M da Universidade de Caxias do Sul (UCS). De acordo com o professor e ex-reitor da UCS, Evaldo Kuiava, a reunião terá como principais temas a discussão do novo plano de concessão de rodovias, o fomento ao turismo ligado à uva e ao vinho, e a luta por investimentos na RS-437, entre Antônio Prado e Vila Flores.
Kuiava também destaca outras pautas que serão discutidas no encontro, como a alteração estatutária em resposta a adequações solicitadas pelo governo. Essas mudanças garantem que, caso o patrimônio do Corede seja destituído, ele retornará ao governo. Além disso, será abordada a aprovação de vários grupos de trabalho em áreas como turismo, educação, agricultura e inovação. Esses grupos já estão sendo pensados para a consulta popular.