Em exatamente um mês inicia o verão no Hemisfério Sul. Às 6h20 do dia 21 de dezembro a nova estação chega e a temporada de praia está oficialmente aberta. São três meses em que uma ponte rodoviária entre a Serra e o Litoral Gaúcho se forma. Nas principais datas como Natal, Ano Novo e Carnaval boa parte da população das grandes cidades pega a estrada para aproveitar as altas temperaturas.
Na perspectiva de Caxias do Sul, os moradores se dirigem, normalmente, para os municípios de Arroio do Sal e Capão da Canoa, com ênfase para a praia de Curumim. O verão é considerado a melhor época para as cidades litorâneas que se preparam para receber os visitantes.
O prefeito eleito de Arroio do Sal para o próximo mandato, Luciano Pinto (Republicanos) conta como observa a preparação para a recepção dos veranistas e como pretende assumir a cidade. Ele frisa a importância de dialogar com o Estado para reforço de efetivos.
O prefeito também eleito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski (Republicanos), destaca que muitos caxienses usufruem das praias do município. Ele destaca, além da principal praia, Curumim, Arroio Teixeira e Capão Novo. A segurança também é abordada por Novaski, que cita a necessidade de trabalhar com praias vizinhas.
A estação mais quente do ano segue, oficialmente, até o dia 20 de março de 2025, quando dará espaço ao outono. Segundo dados do senso do IBGE de 2022, moram em Capão da Canoa 63.594 pessoas enquanto em Arroio do Sal são 11.057 residentes. Entretanto, durante o verão as cidades tem acréscimos populacionais.
1 comentário
Boa noite!
Ajudando nesta reportagem, informo que a praia de Curumim faz parte do município de Terra de Areia, localizado entre as cidades de Capão da Canoa e Arroio do Sal.
Abraços