A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (24), o pedido de autorização do Executivo municipal para o repasse de R$ 100 mil, via emenda parlamentar, destinado ao custeio da 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula no município. Com a aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito. Na sequência, será formalizado por meio de um termo de fomento entre a Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
O evento, que marca o início oficial da Semana Farroupilha, será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa da Uva). Esta será a primeira vez que Caxias do Sul sedia a cerimônia de distribuição da Chama Crioula às 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, um feito que só deve se repetir daqui a 30 anos.
O coordenador regional da 25ª RT, Rodrigo de Macedo Ramos, salienta que o evento é um dos maiores do movimento tradicionalista gaúcho, o que exige recursos e profissionais para atender às demandas. Ele destaca que a aprovação é fundamental para viabilizar as celebrações na cidade.
A expectativa é reunir cerca de 15 mil pessoas, incluindo aproximadamente 1,5 mil cavaleiros, além de delegações do Estado de Santa Catarina e representantes de países vizinhos, como o Uruguai. Em junho, um encontro promovido pela Diretoria do MTG e pela 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) reuniu coordenadores e diretores de cavalgadas de diversas regiões do Rio Grande do Sul para apresentação da programação oficial. Além disso, uma visita técnica foi realizada nos locais de acampamento, para definir os espaços que serão ocupados pelas delegações.
A 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula é promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, realizada pela 25ª RT, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, Fundação Cultural Gaúcha, ORCAV, prefeituras de São Marcos e Farroupilha e o Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul.