Se você é aposentado ou pensionista e foi vítima de descontos indevidos no seu benefício do INSS, a boa notícia é que o pagamento de ressarcimento já começou a ser realizado.
No Rio Grande do Sul, mais de 27 mil beneficiários já aderiram ao acordo de restituição. O número representa 31% dos aptos a receber o valor de volta no estado. A nível nacional, mais de 582 mil aposentados e pensionistas já aceitaram o acordo. E a tendência é que esses pagamentos sigam sendo feitos, com valores corrigidos pela inflação e diretamente na conta bancária do beneficiário.
A adesão ao acordo é simples e gratuita. Não é necessário enviar documentos e a ação pode ser feita totalmente de forma online, por meio do aplicativo “Meu INSS” ou nas agências dos Correios. O procedimento também está disponível pela Central 135, mas lembre-se: este canal não faz a adesão diretamente ao acordo.
O processo é rápido. Basta acessar o “Meu INSS”, consultar os pedidos pendentes, aceitar os termos e aguardar o depósito. E atenção: os pagamentos começarão a ser feitos conforme a ordem de adesão – quem primeiro aceitou, será o primeiro a ser ressarcido.
Se você contestou descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 e não obteve resposta após 15 dias úteis, está apto a participar. Mais de 3 milhões de pedidos ainda estão sendo analisados no país, por isso, não perca tempo e verifique se você está entre os beneficiados.
Os canais de atendimento, incluindo o Meu INSS, Central 135 e as agências dos Correios, estão disponíveis até, pelo menos, novembro de 2025, para consulta ou contestação dos descontos.
Fique atento e garanta seu direito!
INSS começa a ressarcir aposentados e pensionistas por descontos indevidos; mais de 27 mil já aderiram
