O temporal que atingiu a cidade promoveu uma mobilização geral por diversos órgãos, secretarias e pelo próprio Samae. Na manhã desta terça-feira (29), devido a forte chuva uma equipe do serviço precisou realizar o conserto de uma bomba queimada, após um alagamento atingir a estação de tratamento localizada no bairro Colina Sorriso. Além de manutenções para normalizar a falta de abastecimento de água ocasionada pela queda de uma árvore, em Galópolis.
Conforme o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, após as ocorrências de transtornos equipes prontamente se colocaram à disposição, de maneira que somente os dois registros necessitaram de atendimento por parte da companhia. Ele salienta que o abastecimento segue sem alterações.
Quanto aos volumes de água, Meletti evidencia que os níveis são considerados altos, de maneira que parâmetros de controle estão sendo realizados para monitoramento. Frente as obras de drenagem, ele considera como fundamentais para a prevenção de alagamentos.
Nesta terça-feira (30), a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) também divulgou uma nota oficial sobre a situação das usinas hidrelétricas que estão instaladas na região da Serra Gaúcha. Segundo o posicionamento, as três usinas estão em monitoramento e seguem “seguras”. A nota completa você confere no site da Rádio Caxias.