Após quase uma semana de paralisação, que teve início na última sexta-feira (16), os servidores públicos decidiram nesta quinta (22) por encerrar o movimento. Durante a tarde, foi realizada uma reunião entre representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) e um grupo negociador da prefeitura. Foi apresentada uma nova proposta. Os servidores, que se fizeram presentes em grande número no largo da Prefeitura, votaram favorável a essa proposição do governo.
A proposta em relação ao reajuste salarial foi a seguinte: Ganho Real de 2%, sendo: 1,5%, a ser pago na folha de pagamento do mês de setembro de 2025. E 0,5% a ser pago na folha de pagamento do mês de abril de 2026.
Silvana Piroli, presidente do Sindiserv, destaca que os servidores mereciam mais, mas, segundo ela, foi uma luta importante e que trouxe conquistas para a categoria.
O vice-prefeito Edson Néspolo, que liderou a Comissão de Negociação do Executivo com o Sindiserv, também avalia essa conclusão de forma positiva. Ele afirma que nunca faltou diálogo e que ambas as partes tiveram que ceder em certos pontos.
Nesta quinta, também foi aceito pelos servidores a oferta das correções das distorções da Lei 409/2012, que criou salários diversos para trabalhadores públicos que ocupavam cargos iguais.
Na proposta do Executivo, foi oferecido o pagamento dos reajustes para os próximos seis anos, sendo: 10% em agosto de 2026, 15% em 2027, 2028, 2029 e 22,5% em 2030 e 2031. O projeto deve ser enviado em agosto deste ano para votação na Câmara de Vereadores.
Outras reivindicações aceitas:
- Equivalência do Auxílio-Alimentação ao da Câmara Municipal a ser encaminhado em abril de 2026.
- Encaminhamento do Projeto de Lei até o final de junho/2025, visando o fracionamento das Licenças-Prêmio e férias em períodos de 10 dias.
- Encaminhamento do Projeto de Lei com ampliação da carga horária para os cargos da saúde e da assistência social.
- Estudo junto ao sindicato sobre a possibilidades de pagamento da média da remuneração para servidor em CAT.
- Aumento da Patrulha Escolar da Guarda no segundo semestre de 2025.
- Iniciar a inclusão de profissionais no SOE das escolas, gradativamente, a partir de julho, com critérios a serem definidos junto à Comissão de Diretores e Sindicato.
- Recuperação dos dias letivos em ampliação de sábados letivos e/ou e feriados ponte.
- Demais servidores deverão utilizar banco de horas, FJ ou, para aqueles que não possuem, a compensação poderá ser estendida até o final do mês de junho.