Após quase uma semana de paralisação, que teve início na última sexta-feira (16), os servidores públicos decidiram nesta quinta (22) por encerrar o movimento. Durante a tarde, foi realizada uma reunião entre representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) e um grupo negociador da prefeitura. Foi apresentada uma nova proposta. Os servidores, que se fizeram presentes em grande número no largo da Prefeitura, votaram favorável a essa proposição do governo.
A proposta em relação ao reajuste salarial foi a seguinte: Ganho Real de 2%, sendo: 1,5%, a ser pago na folha de pagamento do mês de setembro de 2025. E 0,5% a ser pago na folha de pagamento do mês de abril de 2026.
Silvana Piroli, presidente do Sindiserv, destaca que os servidores mereciam mais, mas, segundo ela, foi uma luta importante e que trouxe conquistas para a categoria.
O vice-prefeito Edson Néspolo, que liderou a Comissão de Negociação do Executivo com o Sindiserv, também avalia essa conclusão de forma positiva. Ele afirma que nunca faltou diálogo e que ambas as partes tiveram que ceder em certos pontos.
Nesta quinta, também foi aceito pelos servidores a oferta das correções das distorções da Lei 409/2012, que criou salários diversos para trabalhadores públicos que ocupavam cargos iguais. Desta forma, servidores que já estão no serviço há mais tempo recebem menos do que os novos concursados.
Na proposta do Executivo, foi oferecido o pagamento dos reajustes para os próximos seis anos, sendo: 10% em agosto de 2026, 15% em 2027, 2028, 2029 e 22,5% em 2030 e 2031. O projeto deve ser enviado em agosto deste ano para votação na Câmara de Vereadores.
Outras reivindicações aceitas:
- Equivalência do Auxílio-Alimentação ao da Câmara Municipal a ser encaminhado em abril de 2026.
- Encaminhamento do Projeto de Lei até o final de junho/2025, visando o fracionamento das Licenças-Prêmio e férias em períodos de 10 dias.
- Encaminhamento do Projeto de Lei com ampliação da carga horária para os cargos da saúde e da assistência social.
- Estudo junto ao sindicato sobre a possibilidades de pagamento da média da remuneração para servidor em CAT.
- Aumento da Patrulha Escolar da Guarda no segundo semestre de 2025.
- Iniciar a inclusão de profissionais no SOE das escolas, gradativamente, a partir de julho, com critérios a serem definidos junto à Comissão de Diretores e Sindicato.
- Recuperação dos dias letivos em ampliação de sábados letivos e/ou e feriados ponte.
- Demais servidores deverão utilizar banco de horas, FJ ou, para aqueles que não possuem, a compensação poderá ser estendida até o final do mês de junho.