O aplicativo Pardal 2024, lançado pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download nas lojas de aplicativos. A nova versão permite a denúncia de propaganda eleitoral irregular, incluindo desvios na internet. A Portaria TSE publicada nesta sexta-feira (16) estabelece o uso do Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM para gerenciar essas denúncias.
O Pardal Móvel, disponível para smartphones e tablets, permite relatar irregularidades na propaganda eleitoral e exige que as denúncias incluam comprovações mínimas. O aplicativo agora inclui formulários específicos e orientações sobre o que é permitido em cada caso. O Pardal Web oferece acompanhamento das denúncias, enquanto o Pardal ADM permite notificar os envolvidos e coletar documentação.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, a ferramental é fundamental para a transparência no processo eleitoral, além de promover praticidade com as atualizações disponíveis nessa edição.
Com base na avaliação do usuário, o Pardal oferecerá os botões “prosseguir” ou “encerrar” para finalizar a denúncia, com o objetivo de evitar acusações incorretas ou infundadas. Denúncias de desinformação devem ser direcionadas ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), ao Ministério Público Eleitoral, conforme o caso, ou pelo SOS Voto, por meio do número 1491.